quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Como escolher uma agência de publicidade

 
Nós sabemos que contratar uma agência de publicidade não é uma missão fácil. É um relacionamento que vai durar bastante tempo, e diz respeito à imagem da empresa perante o mercado. No dia a dia, vai envolver parceria e muita sintonia entre os dois lados da mesa.

Baseado nas boas práticas do setor e na nossa própria experiência, vamos elaborar um guia em três partes:

Preparação
Processo
Avaliação


Preparação para o processo de concorrência de agência de propaganda.

1. Os principais executivos da empresa concordam com a decisão de contratar uma agência de propaganda?

2. Todos os participantes do processo de seleção da agência estão claramente identificados?

3. Qual tipo de concorrência levará à melhor seleção?
Teste: Processo tradicional no qual um job é passado para testar a criatividade da empresa.

Pesquisa: Processo no qual a empresa é pesquisada pelos seus trabalhos, clientes, entrevista pessoal e visita à empresa. 
 

4. Envolva os departamentos jurídico e de compras desde o início para uma maior sinergia.

5. Considere fazer um acordo mútuo de confidencialidade entre a empresa e as agências participantes, tanto sobre os dados fornecidos pela empresa tanto sobre os layouts apresentados na concorrência.

6. A equipe a ser envolvida conhece suficientemente o mercado de publicidade e propaganda?

7. Obtenha consenso de todos os envolvidos no processo quanto aos requisitos que a nova agência terá de preencher.

8. Obtenha um acordo sobre a verba com todos os setores envolvidos no processo e passe-a como meta às agências participantes para que possam propor soluções realistas.

9. Não poupe tempo e trabalho em redigir um briefing sobre a posição atual e as necessidades futuras da empresa quanto ao marketing e negócios. Estas informações permitirão propostas mais realistas e mais fáceis de avaliar.
 
10. Se for optar pela modalidade teste, se possível, remunere o trabalho das agências com um valor mínimo, pois estas estarão investindo tempo e dinheiro em oferecer opções criativas.

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