terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Orkut completa 10 anos com 6 milhões de brasileiros ativos

Inicialmente, Orkut era um projeto de faculdade que foi levado a frente quando Orkut Büyükkökten começou a trabalhar no Google.

Orkut
Orkut: em 2010, mais da metade dos usuários do Orkut estavam no Brasil, enquanto os internautas dos Estados Unidos representavam apenas 2% de sua base
São Paulo - Em 2004, a internet brasileira já era povoada por uma onda de conteúdos de diversos blogueiros. Mas neste ano, muito antes das curtidas, compartilhamentos e memes, o Google resolveu apostar em um novo estilo de web, mais social. Por isso, em 24 de janeiro de 2004, dez anos atrás, o Orkut foi lançado. A rede afiliada do gigante das buscas foi criada em parceria com o engenheiro de software Orkut Büyükkökten, que dá nome ao site. Inicialmente, Orkut era um projeto de faculdade que foi levado a frente quando ele começou a trabalhar no Google.
O Brasil e a Índia foram os países mais populares do mundo no site de relacionamento. Há muito tempo o Facebook superou o Orkut, isso aconteceu em 2011, segundo dados do IBOPE (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística). Mas o site ainda tem um público ativo que participa das discussões em grupos e deixa alguns scraps por aí.
Segundo a consultoria de mensuração de audiência com Score, 6 milhões de pessoas acessaram o Orkut no mês de dezembro de 2013. Esse número representa cerca da metade da população da cidade de São Paulo. O site de relacionamentos, em suas últimas reformas, ganhou um design similar ao do Facebook. Há até mesmo uma possibilidade de gostar de uma publicação do feed de atualizações sociais. Mas há um bocado de meses que o Google não oferece novidades para esses usuários.
O gigante das buscas declarou que “ao longo da última década, a plataforma evoluiu para se tornar um exemplo de como as pessoas se relacionam na Internet. No Brasil, o Orkut foi a porta de entrada à internet para muitos usuários". A empresa não respondeu se tem planos de encerrar a rede social.
Quem (ainda) acessa o Orkut?
Um dos grandes símbolos do Orkut foram as comunidades. Elas funcionavam, em parte, como as páginas de fãs do Facebook, mas muitas marcas e empresas nem sequer estavam por lá. O Orkut é um espaço dos internautas, quase que exclusivamente. Portanto, isso deu lugar para o surgimento de um dos maiores crouwdsourcing do Brasil.

sábado, 4 de janeiro de 2014

A importância da publicidade


É reconhecida à publicidade múltiplas vantagens: promoção dos produtos e marcas, incremento das vendas, fomento da imagem, visibilidade e reputação institucional das empresas, contribuição para a obtenção de lucros, estímulos ao consumo; promoção, etc.
Muitas empresas utilizam o chavão... "a propaganda é a alma do negócio".
A importância da publicidade!
É reconhecida a publicidade múltiplas vantagens: promoção dos produtos e marcas, incremento das vendas, fomento da imagem, visibilidade e reputação institucional das empresas, contribuição para a obtenção de lucros, estímulos ao consumo; promoção, etc.
Muitas empresas utilizam o chavão... "a propaganda é a alma do negócio".
O uso correto e racional da publicidade, uma boa divulgação de produto contribuirá logicamente para captar potenciais clientes. A publicidade pode ser eficaz no crescimento, redimensionamento e reposicionamento de uma determinada marca ou produto. As grandes empresas já não podem prescindir de realizar grandes investimentos em publicidade para divulgar os seus produtos, uma vez que reconhecem que ela proporciona um retorno financeiro inequívoco. A melhor propaganda é a que assegura o melhor retorno possível em detrimento do menor gasto ou investimento possível. Uma boa publicidade confere personalidade a uma marca, diferenciando-a das restantes.
A aposta na publicidade é parte integrante da gestão e planejamento estratégico das grandes, médias e porque não das pequenas empresas. 
Permite a diferenciação competitiva de produtos, serviços e qualificação, sendo que vai ficando evidente que com os avanços tecnológicos os produtos vão se tornando mais similares e a publicidade pode ser o mecanismo capaz de comunicar as diferenças ao mercado consumidor.
Mas, no Brasil nem todos os empresários valorizam a publicidade, para muitos, a aposta ainda não é encarada como um investimento retornável, mas sim equivocadamente como um gasto, um ônus. Alguns fatores contribuem para gerar esta tendência, sejam aumentos tributários, altas taxas de financiamento, competitividade acirrada com os importados, entre outros, contribuem para dissuadir os empresários mais vulneráveis de  investir em publicidade. Enquanto isso, a publicidade procura induzir os clientes a se interessarem por determinado produto e por conseqüência, comprá-lo, assim como promover mudanças de hábitos de consumo, modelar comportamentos e gerar expectativas. A publicidade divulga produtos, informando os consumidores dos seus benefícios, transmitindo informações, atraindo clientes e obtendo determinadas reações dos consumidores, sua atuação visa especificamente, informar e persuadir potenciais clientes.